Por Jornalista Rogerio Morais. Data: 13 de Maio de 2025
Startup cearense aposta na força dos jovens formados nos campi do IFCE e UECE para consolidar modelo nacional de saúde digital com geração de empregos de base tecnológica
Em um momento em que o Brasil repensa seus caminhos para o desenvolvimento, uma ideia nascida no Ceará pode se tornar um modelo de inclusão, inovação e geração de empregos para o país. A Super Brasil Telessaúde — startup cearense que une atendimento médico digital, inteligência de dados e compromisso social — começa a desenhar um modelo inédito de integração entre tecnologia e saúde pública, com foco na interiorização do desenvolvimento.
A empresa, que conta com parcerias recentes com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Federal (IF) do Ceará, acredita que o crescimento da saúde digital deve caminhar lado a lado com a abertura de postos de trabalho qualificados, especialmente para jovens formados em cursos de tecnologia do estado.
“É uma empresa pensada para o Brasil, mas que começa com o coração no Ceará. Queremos conectar médicos, pacientes e especialistas em qualquer lugar do país, ao mesmo tempo em que gera oportunidades para Tecnologia: Desenvolvedores de software e aplicativos, Analistas de sistemas, Especialistas em segurança da informação, Administradores de plataformas digitais; Atendimento e suporte ao cliente: Operadores de atendimento ao paciente (suporte humano), Agentes de triagem digital, Coordenação de atendimento e relacionamento (satisfação do cliente); Marketing e comunicação: Especialistas em marketing digital para saúde, Criadores de conteúdo para redes sociais, Designers e produtores de vídeos explicativos sobre telessaúde.”, explica o CEO da startup, Rogério Morais.
Jornada
A história da Super Brasil Telessaúde tem raízes sólidas na educação empreendedora. A startup se desenvolveu e foi validada dentro da Escola de Inovadores (Inova CPS – Centro Paula Souza), programa da Faculdade de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo – FATEC, voltado para transformar ideias inovadoras em negócios de impacto. Durante o programa, a Super Brasil Telessaúde passou por todas as etapas de validação, participando de uma formação intensiva de 80 horas de aprendizados e mentorias especializadas.
Foi nesse ambiente de estímulo e orientação estratégica em gestão, tecnologia e desenvolvimento de negócios que o projeto ganhou forma e estrutura. A experiência na Escola de Inovadores fortaleceu a mentalidade de crescimento da equipe, com foco em democratizar o acesso à saúde digital no Brasil e no mundo, gerando também novos postos de trabalho no setor de tecnologia e atendimento em saúde, detalha Rogério Morais.
Projeções para o Futuro
Com base em modelos de empresas de tecnologia consolidadas, como a Uber, a Super Brasil projeta um crescimento que poderá gerar milhares de empregos. Em cinco anos, com a expansão fora do Brasil, a empresa pretende se tornar referência mundial em telessaúde, levando a marca do Ceará para o mundo. Com serviços voltados para atendimento por demanda, prefeituras, planos de saúde, clínicas e até empresas privadas, a Super Brasil Telessaúde aposta num consultório digital acessível, com atendimento humanizado e ágil, capaz de reduzir filas e ampliar o alcance da medicina especializada. “Mas não estamos falando só de tecnologia. Estamos falando de projeto de país. Queremos empregar centenas de jovens e mostrar que o Brasil tem uma alternativa de desenvolvimento que prioriza a inteligência local”, diz Morais.
A Super Brasil Telessaúde já começa a validar, até o meio do ano, seu MVP (produto mínimo viável) em parceria com bolsistas da UECE e IFCE. A próxima etapa será a implementação do serviço em municípios cearenses, com expectativa de expansão para outras regiões do Nordeste ainda em 2026. Segundo ele, já existe entendimento com uma empresa de saúde privada local para cadastrar médicos. "Nosso diferencial é combinar alta tecnologia com visão social. É possível gerar lucro e, ao mesmo tempo, contribuir para um Brasil mais justo, saudável e conectado”, afirma o CEO.
"Nossa intenção" acrescenta, "é aproveitar a vocação do Ceará na área de tecnologia para criar um novo modelo de desenvolvimento com geração de emprego e renda sustentáveis no Estado". "Queremos impulsionar o potencial tecnológico do Ceará, transformando a base de inovação em novas oportunidades de emprego e renda para nossa população", destaca o CEO da Super Brasil Telessaúde. "Acreditamos na força transformadora da tecnologia cearense" "Nosso compromisso é criar um novo caminho para a geração de riqueza para as novas gerações, conectando inovação e desenvolvimento social", afirma o CEO da Super Brasil Telessaúde.
Acompanhe a programação da nossa Radio. Click no Play Abaixo
▶ Ouvir no RádiosNet
Clique aqui para ouvir a Rádio Revista Informativa