O governo do Peru anunciou na noite de domingo que decretará estado de emergência em Lima para combater o crime organizado, autorizando as Forças Armadas a intervir junto à polícia diante do aumento de assassinatos ligados a extorsão.
"Foi decidido que, nas próximas horas, será decretado estado de emergência em toda a província de Lima e na Província Constitucional de Callao, com o deslocamento de tropas das nossas Forças Armadas em apoio à Polícia Nacional", anunciou o chefe do gabinete ministerial, Gustavo Adrianzén, na rede social X.
A decisão foi tomada após uma reunião entre a presidente Dina Boluarte e seus ministros, como resposta a um dia marcado pelo assassinato de um cantor de uma orquestra de cúmbia por sicários.
"Garanto que esse crime repugnante não ficará impune", acrescentou o ministro. O governo não detalhou por quantos dias a emergência será mantida.
O cantor do grupo Armonía 10, Paul Flores, foi morto na madrugada quando vários sicários em motos atiraram contra o ônibus da orquestra após um show no movimentado distrito de San Juan de Lurigancho, a leste de Lima. Dois disparos atingiram mortalmente o vocalista, segundo o motorista do veículo.
O Armonía 10, assim como outras bandas, vinha sendo ameaçado por grupos criminosos que exigiam pagamentos de até 20.000 sóis (pouco mais de 5.000 dólares) para que pudessem continuar se apresentando, segundo representantes da banda.
As organizações criminosas no país estão envolvidas em assassinatos por encomenda, extorsões e ataques violentos contra a polícia.
O aumento da violência urbana nos primeiros meses do ano atingiu níveis alarmantes, com mais de 400 homicídios, segundo a imprensa local.
Não é a primeira vez que as autoridades peruanas recorrem aos militares para reforçar a segurança em Lima. No ano passado, a mesma medida foi aplicada até dezembro.
De acordo com as autoridades, o crime organizado no Peru passou por mudanças significativas nos últimos anos devido à crise migratória na Venezuela, ao tráfico de armas de fogo e à presença de grupos como o "Tren de Aragua", de origem venezuelana.
Fonte: oglobo.globo.com/mundo
Acompanhe a programação da nossa Radio. Click no Play Abaixo
▶ Ouvir no RádiosNet
Clique aqui para ouvir a Rádio Revista Informativa